A fé

No encontro desta semana conversamos sobre este texto extraído do livro “Humanizar a terra” de Silo:

XIV. A FÉ

1. Sempre que escuto a palavra “fé”, uma suspeita saltita no meu interior.

2. De cada vez que alguém fala da “fé”, pergunto-me para que serve isso que se anuncia.

3. Tenho visto a diferença que há entre a fé ingénua (também conhecida como “credulidade”), e aquela outra, violenta e injustificada, que dá lugar ao fanatismo. Nenhuma das duas é aceitável, já que enquanto uma abre a porta ao acidente, a outra impõe a sua paisagem febril.

4. Mas algo importante terá essa tremenda força, capaz de mobilizar a melhor causa. Que a fé seja uma crença cujo fundamento esteja posto na sua utilidade para a vida!

5. Se se afirma que a fé e a ciência se opõem, replicarei que hei-de aceitar a ciência, contanto que não se oponha à vida.

6. Nada impede que a fé e a ciência, se têm a mesma direcção, produzam o avanço, auxiliando o entusiasmo o esforço continuado.

7. E quem queira humanizar, que ajude a levantar os ânimos assinalando a possibilidade futura. Serve à vida por acaso, a derrota antecipada do céptico? Poderia a ciência ter-se mantido sem a fé?

8. Eis um tipo de fé que vai contra a vida, esta fé que afirma: “a ciência destruirá o nosso mundo!”. Melhor será pôr fé em humanizar a ciência cada dia e actuar para que triunfe a direcção com que foi dotada já desde o seu nascimento!

9. Se uma fé abre o futuro e dá sentido à vida, orientando-a a partir do sofrimento e da contradição em direcção a toda a acção válida, então a sua utilidade é manifesta.

10. Essa fé, tal como aquela que cada um deposita em si mesmo, nos outros e no mundo que nos rodeia, é útil para a vida.

11. Ao dizer: “A fé é útil!”, certamente incomodarás algum ouvido particularmente sensível, mas isso não te deve preocupar já que esse músico (se se examina um pouco), reconhecerá o quanto é útil a fé também para ele, mesmo que provenha de um instrumento diferente do que tu tocas.

12. Se consegues fé em ti mesmo e no melhor das pessoas que te rodeiam, fé no nosso mundo e na vida sempre aberta ao futuro, minimizarás todo o problema que até hoje te pareceu invencível.

Deixar uma resposta