As nuvens

Este relato faz parte do livro «Experiências Guiadas» de Silo, que servirá de base à atividade de meditação com imagens.

Gravação em castelhano As nuvens (gravação em castelhano)

Nesta experiência, dão-se elementos para que o praticante exercite imagens de liberdade de movimento físico e, ao mesmo tempo, possa reconhecer sensações gratificantes. É um trabalho simples que brinda registos de relaxamento das tensões mentais e que permite observar os problemas quotidianos de uma perspectiva ampla e calma,  contribuindo para sua melhor solução a partir desse estado.

Experiência guiada «As Nuvens»

Em plena escuridão, escuto uma voz que diz: “Então não havia o existente nem o não existente; não havia ar, nem céu e as trevas estavam sobre a face do abismo. Não havia seres humanos, nem um só animal; pássaro, peixe, caranguejo, madeira, pedra, caverna, barranco, erva, selva. Não havia galáxias nem átomos… também não havia supermercados. Então, nasceste tu e começou o som e a luz e o calor e o frio e o áspero e o suave.” Continuar a ler As nuvens

Meditação com imagens

No próximo sábado, dia 4 de agosto, realiza-se uma atividade com o tema «Meditação com imagens».

Será realizada no coreto do jardim da Cordoaria, no Porto, às 18 horas.

Em suma, este exercício tende a positivar a existência, a fortalecer o contacto consigo mesmo, a favorecer a busca do sentido da vida.

Folheto/conviteEm que consiste este trabalho?

Vamos ler dois ou três relatos do livro «Experiências Guiadas» de Silo. Trata-se de pequenos contos onde cada pessoa se coloca a si mesma como protagonista, com as suas próprias situações vitais. Para isso, são efetuadas pausas na leitura, em locais marcados no texto com um asterisco, para que o participante introduza as suas imagens.

Veja aqui um exemplo

Esta originalidade faz com que aqueles que escutam, em vez de seguirem passivamente todo o relato, participem ativamente na experiência preenchendo as cenas com os seus próprios conteúdos mentais. Continuar a ler Meditação com imagens

Marcha do orgulho LGTB – Porto

A 7ª marcha do orgulho LGBT do Porto realiza-se no próximo sábado e vamos participar distribuindo à população um folheto denunciando a violência da discriminação em função da orientação sexual.

«Discriminar em função da orientação sexual é uma forma de violência.
A violência é um problema de todos!

Há outras formas de violência que são as impostas pela moral filisteia. Tu queres impor a tua forma de vida a outro, tu deves impor a tua vocação a outro… mas quem te disse que és um exemplo que se deve seguir? Quem te disse que podes impor uma forma de vida porque a ti te apraz? Onde está o molde e onde está o tipo para que tu o imponhas? Eis outra forma de violência.  – Silo, in “A cura do sofrimento”

A violência não é só física… Continuar a ler Marcha do orgulho LGTB – Porto

Retiro sobre práticas de relaxamento

Convite para retiro
Convite para retiro

Realiza-se no Parque Minho no fim de semana de 14 e 15 de julho um retiro sobre práticas de relaxamento.

Este retiro aprofundará o trabalho realizado no workshop realizado no Porto no passado dia 17 de junho.

O Parque Minho é um parque de estudo e reflexão e está a ser construído por voluntários de Portugal e da Galiza.

A participação neste retiro requer inscrição prévia para poder tratar da logística. Increve-te aqui.