Fórum de vizinhos – fotos e projetos

No fórum de vizinhos formaram-se 3 grupos de trabalho com os seguintes temas:

  • horta comunitária e mobiliário para o jardim com materiais reciclados;
  • jornal local, programa de rádio e teatro;
  • ofício do fogo e petição sobre as ruas “Areosas”.

O primeiro grupo vai tentar arranjar paletes para fazer bancos e para apoiar a implantação da horta. As ações preparatórias decorrerão durante o mês de maio e espera-se que no fim desse mês já se possa trabalhar no terreno.

O grupo dedicado ao jornal, rádio e teatro marcou um encontro no dia 1 de maio para começar a preparar o projeto do jornal, aproveitando a gravação do Onda Humanista. A proposta de se criar um grupo de teatro foi apresentada no fórum e já se conseguiu um local para os ensaios.

No terceiro grupo trataram-se dois temas. Sobre o ofício do fogo falou-se das atividades do próximo fim de semana. Quanto à situação das ruas elaborou-se uma carta a enviar para C.M.P com o intuito de nos inteirarmos da situação do processo.

Para tudo isto é precisa muita ajuda! Contacta-nos para participar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fórum de vizinhos no dia da liberdade

cartaz/conviteO próximo Fórum Humanista de Vizinhos irá realizar-se num dia muito especial: 25 de abril.

Nada melhor do que um encontro de vizinhos para celebrar a democracia, que se quer direta, verdadeira, participativa. Será no Jardim Imaginário, na Rua Eduardo Santos Silva, Areosa.

Nos fóruns humanistas todos são convidados a participar, pois o seu valor principal é a diversidade: diversidade de ideias, crenças, modos de ver o mundo.

Como mudar as condições de vida no sítio onde vivo, quer as condições materiais, concretas, quer as condições afetivas, comunicativas? Qual o meu contributo para essa mudança? Como melhorar as condições de segurança do Parque Infantil? Como implementar a agricultura comunitária no Jardim Imaginário? Como ajudar a que os jovens se integrem nas atividades? Como estabelecer pontes de comunicação entre as pessoas?

Nos fóruns temos tentado responder a questões como estas lançando muitas ações que temos realizado em conjunto.

Atividades no Parque Minho

Cartaz/conviteNos dias 29 e 30 de abril vai haver atividades no Parque Minho, um parque situado em Calvos, Póvoa do Lanhoso, no qual podemos meditar, refletir, estudar, intercambiar, enfim tudo o que nos ajude a inspirar-nos em conjunto para nos desenvolver-nos a nós próprios e ao mundo que nos rodeia.

No dia 29, sábado, iremos dar continuidade ao Ofício do Fogo, fazendo a conservação do fogo em pequenos fornos, produzindo fogo e até cozendo peças em cerâmica. A intenção é reproduzir os passos evolutivos do ser humano no trabalho com os materiais, experimentando as mudanças internas que se produziram nos nossos antepassados.

No dia 30, domingo, irá haver um intercâmbio sobre a Mensagem de Silo, que é um relato de experiência espiritual do autor, e uma proposta de transformação pessoal e social, um Caminho libertador da consciência e que inspira um profundo afeto pelo ser humano e pela vida em geral.

Como sempre, partilhamos a comida e a alegria!… e boleias a partir do Porto

Onda Humanista #16

Neste programa Onda Humanista podes escutar:
– Encontro Estacional em Lisboa: entrevista aos organizadores e ao realizador do documentário “Para além da Vingança, Álvaro Oruz
– Ponto de situação da Petição para arranjar ruas da Areosa
– Mistério da Semana: conclusões e lançamento do novo mistério: A tecnologia afasta-nos ou aproxima-nos do humanismo?
– A Nossa Agenda: Fórum Humanista de Vizinhos (25 de abril, Jardim Imaginário); Ofício do Fogo (29 de abril, Parque Minho); Encontro da Mensagem de Silo (30 de abril, Parque Minho)
– Recriar a educação: entrevista a Luís Guerra
– “A minha viagem” ao Parque Punta de Vacas – relato com fotografias
– Muda de Vida: a rubrica de reflexão em conjunto!