Quem somos

Somos um grupo de membros do Movimento Humanista e desenvolvemos atividades em Paranhos, Porto, a área de residência da maior parte de nós.

As propostas principais do Movimento Humanista são:

  • Colocação do ser humano como valor e preocupação central, de tal modo que nada esteja acima do ser humano nem nenhum ser humano acima de outro.
  • A igualdade de todas as pessoas e a superação do simples formalismo de direitos iguais perante a lei, avançando para um mundo de iguais oportunidades para todos.
  • Reconhecimento da diversidade pessoal e cultural , afirmando as características próprias de cada povo e condenando toda a discriminação que se realize em razão das diferenças económicas, raciais, étnicas, culturais, etc.
  • Favorecimento do desenvolvimento do conhecimento para além das limitações impostas ao pensamento por preconceitos aceites como verdades absolutas ou imutáveis.
  • Afirmação da liberdade de ideias e crenças.
  • Repúdio de todas as formas de violência , não apenas as formas de violência física, mas também todas as formas de violência económica, racial, sexual, religiosa, moral e psicológica.

Estas propostas acabam por configurar um estilo de vida e um modo de relação que se pode expressar na frase: “trata os outros como queres que te tratem”.

O Movimento deu origem a diversos organismos e frentes de ação, como é o caso do Partido Humanista, da Comunidade para o Desenvolvimento Humano, da Convergência das Culturas, do Mundo sem Guerras e sem Violência e do Centro Mundial de Estudos Humanistas.

Deixar uma resposta