Ponto de encontro

PONTO D’ENCONTRO
por Fernando Neves

Passeei pela amena noite
e como companhia
tinha um belo luar!
Acordei com um lindo sol.
Então pensei e, resolvi vir
até este sossegado lugar.
Aqui reina a esperança do ser,
a médio prazo, o tão esperado,
não só por nós e, como também
por famílias, com suas crianças,
à mocidade e tão desejado
pela respeitável terceira idade,
o seu tão merecido parque
de leitura, divertimentos e lazer.
Um ponto d’encontro.
Bem, vou-me retirar!
Amanhã, logo pelo acordar
para aqui me dirijo
e naquele banco sentado
desfrutando dum saudável ar
irei ler o livro da razão
de um sonho, já realizado
por um grupo d’amigos.
O fruto da sua união.

Apresentação na exposição do PHI

No passado sábado, dia 3, participamos no evento intitulado «Vozes adiantadas no tempo» incluído na programação da exposição comemorativa dos 30 anos do Partido Humanista Internacional.

Aqui deixamos um resumo da nossa apresentação e o pequeno “filme” que a acompanhou.

Projeto local de democracia real – Paranhos
A ideia nasceu no seio do Movimento Humanista a partir da necessidade de atuar no nosso meio imediato com o objetivo de criar um mundo mais justo e solidário, usando a não-violência ativa como metodologia de ação. Definimos como prioritária a promoção da comunicação direta para combater o individualismo e o isolamento crescente; por outro lado, observamos a necessidade de criar um âmbito onde se cultive o bom trato entre as pessoas e de cada pessoa para consigo mesma, onde se possa estudar e refletir com alguma profundidade, tanto sobre os problemas económicos e sociais como sobre as questões existenciais.
Após uma primeira fase dedicada ao contacto com a população para difundir a ideia e conhecer a sua opinião, centramos a atividade na zona da Areosa e lançamos um plano de ação para conseguir a construção de um jardim público com parque infantil. Para além de uma petição já entregue na CMP,  temos organizado várias atividades: mostra de vídeos, reuniões entre vizinhos, festa de rua e workshops sobre a coerência e reconciliação como caminhos para a não-violência. Neste momento estamos a preparar um evento para 15 de junho, “O jardim imaginário”.

O mote para o evento foi dado por uma apresentação da iniciativa PanUtopia 2100 e contou com a participação dos seguintes projetos: AMAP (agricultura de proximidade), FICNOVA (Festival de cinema sobre a Não-violência), Banca Ética e Cooperativas de crédito, Iniciativa para a criação do Rendimento Básico Incondicional, Pressenza (agência de notícias internacional), Academia Ubuntu e Observatório dos Direitos Humanos.