Os princípios

No encontro do dia 22 falamos do seguinte texto, parte do livro Humanizar a Terra de Silo.

XIII. OS PRINCÍPIOS

Diferente é a atitude perante a vida e as coisas quando a revelação interna fere como um raio.

Seguindo os passos lentamente, meditando no dito e no ainda por dizer, podes converter o sem-sentido em sentido.

Não é indiferente o que faças com a tua vida. A tua vida, submetida a leis, está exposta perante possibilidades a escolher.

Continuar a ler Os princípios

Como vou participar?

Folheto de divulgação da festa de dia 31No próximo dia 31 de agosto vamos organizar uma festa na Rua Eduardo Santos Silva para promover a comunicação entre vizinhos.

Estão previstas várias atividades: jogos e atividades desportivas, espaço para dar coisas, intercambio multicultural, etc.

Este evento só será possível com a ajuda de todos! Como é que podes ajudar? Podes propor uma atividade ou ajudar a organizar alguma das já existentes: coordenar os jogos infantis, levar algo para dar,  levar um bolo, ajudar a transportar mesas e outras questões logísticas, pôr música, etc… Contacta-nos!

A história do cavalo que não está com sede

Texto discutido no encontro do dia 15:

O jovem da cidade queria prestar um serviço à fazenda onde o hospedavam, e então pensou:

Antes de levar o cavalo para o campo, vou dar-lhe de beber. Ganho tempo e ficaremos sossegados o dia todo.

Mas o que é isso? Agora é o cavalo quem manda? Recusa-se a ir para o bebedouro e só tem olhos e desejos para o campo de luzerna! Desde quando são os animais que mandam? Venha beber, estou dizendo!…

Continuar a ler A história do cavalo que não está com sede

Petição pela criação de um jardim com parque infantil na Areosa

No âmbito da iniciativa popular na Areosa, iniciamos a seguinte petição:

Imagem da folha da petição«A população da Areosa assistiu nos últimos anos a um forte crescimento da construção de edifícios, especialmente na parte mais próxima ao polo universitário. Este fenómeno, contudo, não foi acompanhado da criação de infraestruturas fundamentais, destacando-se a ausência de espaços verdes e parques infantis de proximidade.

Ao mesmo tempo, experimentam-se dificuldades de comunicação entre os vizinhos, o que se traduz numa sensação de isolamento e falta de calor humano, como parte de um processo de desumanização. É urgente, por isso, criar âmbitos que facilitem a comunicação entre as pessoas e onde seja possível desenvolver um novo tipo de relação baseado na reciprocidade.

Assim sendo, os cidadãos subscritores da presente petição requerem à Câmara Municipal do Porto que, em conjunto com a Junta de Freguesia de Paranhos, tome as iniciativas necessárias para a criação de um jardim público na Areosa com equipamentos adaptados ao convívio da população e às atividades para crianças de todas as idades, aproveitando para esse efeito um dos terrenos de propriedade municipal sitos nesta zona.»

Para ajudar na recolha de assinaturas contacta-nos!

Se persegues um fim, acorrentas-te. Se tudo o que fazes é realizado como se fosse um fim em si mesmo, libertas-te

Este foi o texto que escolhemos para o encontro do dia 8:

O princípio da ação imediata. “Se persegues um fim, acorrentas-te. Se tudo o que fazes é realizado como se fosse um fim em si mesmo, libertas-te”.

Mostra como obter proveito de qualquer situação intermédia que nos leva à concretização de um objetivo. Não diz que não devam existir fins, já que a planificação de qualquer atividade faz-se com base num ou vários fins. O que se está a explicar é que dado um fim qualquer, todos os passos que a ele levam devem considerar-se do modo mais positivo possível. Se não for assim, qualquer atividade anterior à obtenção do fim produz sofrimento e, portanto, ainda que o fim se concretize perde sentido, pelo custo vital que representa o sofrimento aplicado nos passos.

Continuar a ler Se persegues um fim, acorrentas-te. Se tudo o que fazes é realizado como se fosse um fim em si mesmo, libertas-te