Ofício do fogo

Todos os primeiros domingos de cada mês iremos fazer uma sessão do Ofício do Fogo, das quais daremos informações periodicamente, e nas quais todos podem participar.

No dia 4 de fevereiro pelas 16h, na sede do Movimento Humanista (Rua de Cedofeita, 455, 1º piso, sala 10), iremos elaborar peças em argila que expressem o melhor de nós próprios, para daí a um mês (4 de março) as cozermos na técnica de Raku, no Parque Minho.

Fotografia de peças cozidas com o método Raku

“Interesse do Ofício do Fogo: Resgatar os registos e olhares antigos próprios do processo evolutivo humano. O trabalho com a matéria ajuda a aproximarmo-nos desse processo histórico.

É o desenvolvimento da permanencia, ‘pulcritude’ e tom. É um trabalho que nos faz pôr a cabeça de uma maneira mais meditativa, reflexiva e atua em co-presença. Um ofício ensina a proporcionar internamente, a fazer equilibradamente. Vai-se adquirindo proporção interna, graças a esse trabalho externo, enquanto aparecem problemas de exatidão e de detalhe. Há um tom que associa estados internos com operações externas. Aprende-se a trabalhar equilibradamente.

Continuar a ler Ofício do fogo

Seminário sobre a atenção

Realiza-se no próximo dia 18 de fevereiro, no Parque Minho, um seminário com o título «A atenção e o Estilo de Vida».

O tema da atenção é central nas atividades de desenvolvimento pessoal e social do Movimento Humanista.

“uma boa disposição para a aprendizagem, uma boa memória, um aumento da permanência nos propósitos e, em suma, o crescimento da capacidade de mudança, dependem da atenção” – Silo

Imagem do convite para o seminário

Onda Humanista #19

Como é habitual, o Parque Minho vai receber o Acampamento Humanista no mês de agosto.
Entre os dias 12 e 15 de agosto, vão decorrer atividades muito variadas.
Pode-se acampar no Parque ou simplesmente ir lá passar o dia, encontrar pessoas, conversas e oportunidades de reflexão e inspiração.
Oiça neste programa o que vamos fazer no acampamento.

Onda Humanista #18

Bem-vindos a mais uma emissão da Rádio Onda Humanista, onde partilhamos experiências que nos aproximam de nós mesmos e dos outros, com o intuito de fazer do mundo, um lugar mais humano.
Aqui olhamos para o que temos feito, desde a conscrução de mobiliário urbano para o jardim imaginário até à participação numa conferência sobre desarmamento nuclear e a marcha pelos direitos das mulheres: “Mexeu com uma, mexeu com todas”.
Vamos participar no dia 1 de julho num seminário de Psicofísica no Parque Minho e o jornal “Olhares da Areosa” vai nascer em breve. Todas as contribuições são bem vindas!
O “Muda de vida” convida-nos a aprofundar e desta vez a Filipa trouxe uma proposta sobre meditação, da qual resgatamos a frase de Silo: “Em muitos dias cheguei eu à luz, vindo das mais obscuras escuridões, guiado não por ensinamentos, mas por meditação”.