Resumo do fórum de vizinhos

APRESENTAÇÃO

O Fórum de Vizinhos de dia 26 de abril começou com uma apresentação do grupo Humanistas pela não-violência, que promoveu o encontro.

JARDIM IMAGINÁRIO

Deu-se a conhecer a resposta da Câmara Municipal do Porto (CMP) ao pedido de um jardim com parque infantil na zona Areosa-Paranhos, entregue em dezembro de 2013 e subscrito por mais de 800 pessoas. Resumidamente, o Vereador do Ambiente, Sr. Eng. Filipe Araújo comunicou numa reunião no dia 31 de março, a disponibilidade da CMP para fazer uma intervenção “minimalista” no terreno do “Jardim Imaginário”, que consistirá na remoção da cerca e na instalação de caixotes do lixo e sacos para os dejetos dos cães. Para além disso, o autarca mostrou interesse em nivelar o terreno, a médio prazo. Em relação à instalação do parque infantil, a autarquia prevê a colocação de um equipamento para crianças nesta zona, mas não necessariamente no terreno em questão e não se adiantou uma data para essa obra.

O sentimento geral é o de continuar a lutar para que tenhamos um jardim com o mínimo de condições no terreno do Jardim Imaginário. Os participantes apresentaram várias ideias:

  • Manter e intensificar os contactos com a CMP e a Junta de Freguesia de Paranhos, no sentido de pressionar para que avancem as obras e para que o projeto se aproxime do que as pessoas desejam;
  • Desenvolver iniciativas no Jardim e fazer melhorias: fazer bancos, mesas, horta comunitária, encontros, etc.;
  • Contactar outros grupos com experiência que possam ajudar: iniciativa “Ideias à moda do Porto” e possibilidade de ter o apoio, criando um projeto ecológico;
  • Arranjar patrocinadores para o parque infantil, à imagem do patrocínio de estações de metro em Lisboa, em troca de publicidade;
  • Organizar uma manifestação de apoio ao jardim;
  • Fazer uma festa de S. João no jardim.

OUTRAS PROPOSTAS:

  • criar uma rede de partilha de conhecimentos;
  • arranjar um espaço para crianças brincarem em conjunto e para realizar atividades comunitárias;
  • criar um programa de rádio/projeto multimédia, para divulgar o que se faz nesta zona;
  • obter apoios tecnológicos para fazer um documentário sobre o bairro/projeto.

PARTICIPAÇÃO

Para poder dar corpo a estas ideias, é necessária a participação dos vizinhos. Para isso, ficaram agendados os seguintes passos:

  • Fazer um “questionário” e levar diretamente estas propostas aos vizinhos (contacto na rua, nas casas…) para perguntar em que é que querem participar;
  • Próximo Fórum de Vizinhos no dia 17 de maio;

REUNIÕES SEMANAIS

A reunião semanal é um espaço aberto de reflexão, de comunicação e organização das inciativas. Ocorrem no espaço Cool.Office (Rua de Costa Cabral 2075), às quartas-feiras, às 21H30.

Fórum de vizinhos

Folheto/convite

26 de abril, 16 horas – Jardim Imaginário

O Fórum de vizinhos é um sítio onde cada pessoa pode apresentar temas que afetam a comunidade: sobre saúde, educação, trabalho, acessibilidades, transportes, etc. Podem ser denúncias ou propostas para melhorar a vida de todos. Todas as pessoas podem participar e trazer questões que queiram divulgar e ajudar a resolver.
No Fórum tentamos encontrar em conjunto as melhores soluções para abordar os problemas, tendo como preocupação fundamental o bom trato entre vizinhos.
Como ponto inicial, propomos dar a conhecer a resposta da Câmara Municipal do Porto ao pedido de construção de um jardim com parque infantil, com base na reunião de 31 de março com o Vereador do Ambiente, Eng. Filipe Araújo.