Recriar a educação

cartaz de convite ao evento

Encontro no E-learning Café Asprela*
3 de dezembro às 17 horas

Queremos abrir espaço de reflexão para uma Educação que respeite os tempos próprios do ser humano, com os pontos comuns aos seus pares e as particularidades da sua condição humana.

Acreditamos que só envolvendo a Comunidade, com os seus recursos humanos de condições diferenciadas, podemos realizar este objetivo.

*R. Alfredo Allen, Porto – Metro Polo Universitário

História da não-violência – documentário

Imagem alusiva ao evento (poster)

No dia 26 de novembro, quinta-feira, pelas 21h30, tem lugar a exibição do filme “História da não-violência” seguido de conversa aberta sobre o tema.

“História da não-violência” é um documentário que passa em revista o percurso da ideia da não-violência como metodologia de ação ao longo do tempo, desde o jainismo a Silo, passando por Tolstoi, Gandhi e Luther King.

Esta iniciativa está enquadrada na Exposição de Fotografia “Jardim Imaginário – retrato de um novo espírito comunitário”, iniciativa do grupo Humanistas pela não-violência.

Inauguração da exposição

Foto da inauguração da exposiçãoAqui reproduzimos o conteúdo da apresentação feita pelo nosso colega André:

«A transformação social das comunidades criou um afastamento comunicacional e relacional entre a população.

Embora a distância física e geográfica esteja mais curta do que nunca, devido a uma estrutura urbanística crescente e massificada, os laços humanos e pessoais estão incompreensivelmente cada vez mais ausentes.

O projeto Humanistas pela Não-violência nasceu em 2012 para responder aos diversos tipos de problemas sociais criados pelo sistema em que vivemos, tais como: a solidão; o individualismo; o egoísmo; a indiferença; o materialismo;o isolamento; a desconfiança; o medo…

Através de várias iniciativas, promovemos a reaproximação das pessoas, criando um espirito de entreajuda cada vez mais forte.

Somos seres sociais, e como tal devemos evoluir nesse sentido, com compreensão, confiança e respeito pelo próximo.

Isso permitirá igualmente chegar a um desenvolvimento pessoal. Atingir estados de bem-estar físicos e mentais só serão possíveis se conseguirmos criar um espirito comunitário harmonioso e humanista.»

Veja aqui mais fotos da inauguração.

O vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto confirmou, à margem da inauguração da exposição, que a obra do jardim com parque infantil na areosa vai mesmo avançar e já está adjudicada.

Veja a notícia completa no sítio da agência Pressenza.