Proposta de mudança!

Folheto Muito antes da troika já havia problemas: exploração económica, pobreza, violência racial, sexual, de género, pessoas a sofrer por solidão, medo, falta de futuro.

O que nos faz mobilizar agora?

Para que não seja apenas porque agora é a mim que me exploram, e sim por uma mudança profunda deste sistema violento, desumano, que coloca o dinheiro como valor central, os Humanistas propõem:

A nível global
Promover a solidariedade entre os povos, a distribuição justa de recursos, a eliminação da fome, a renúncia à violência como meio de resolução de conflitos.
Banca pública sem fins lucrativos; gestão e decisão participadas pelo trabalho e o capital nas empresas; descentralização do poder; educação e saúde gratuitas para todos.

A nível local
Priorizar os problemas do sítio onde vivo/trabalho, lançar frentes de acção com outros e adequadas a esses problemas. Criar centros de comunicação direta para discutir os problemas económicos, sociais, de saúde, educação, habitação.

A nível pessoal
Cada um deveria esforçar-se por conseguir que coincida aquilo que pensa, com o que sente e o que faz, modelando uma vida coerente e escapando à contradição que gera violência. Aprender a comunicar com o melhor de si mesmo e com o melhor dos outros e a tratar os outros como se quer ser tratado.

Esta é a verdadeira mudança.

Seminário do Guia Interno

No próximo sábado, no Parque Minho, vamos participar no seminário sobre o guia interno. Começa às 10h e termina às 18h. Quem quiser vir diga para combinarmos o transporte. Quanto ao almoço, é um pique-nique partilhado, como de costume.

Convite para seminário

Todos sabemos que estamos a viver tempos de grande crise num mundo que está em mudança para um futuro diferente do que conhecemos. Sentimos isto nas nossas vidas e daqueles que nos são próximos.

Nestas situações de grande necessidade as pessoas procuram orientação e a mensagem de Silo convida-nos a olhar para dentro de nós próprios.

Por isso, o trabalho de “configuração” do Guia Interno é um trabalho pessoal importante e valioso que nos ajudará a aprofundar e a avançar na direção de uma vida coerente e com sentido, baseada na unidade interna e na expansão para o mundo com as melhores qualidades humanas: sabedoria, bindade e força.

Projeto local de democracia real

Com este projeto aspiramos a mobilizar as pessoas que vivem e trabalham em Paranhos para que sejam protagonistas da mudança pessoal e social, na direção de um mundo mais justo e solidário, começando pela comunidade onde vivem ou trabalham.

Para isso é necessário promover a comunicação direta entre as pessoas, o estudo e a reflexão, criando âmbitos onde se possa aprofundar o sentido das nossas vidas e em conjunto discutir os problemas económicos e sociais, e onde se ponham em marcha planos de ação de acordo com as soluções encontradas. Continuar a ler Projeto local de democracia real

Oficina do fogo

Cartaz sobre a oficina do fogo

O sentido desta oficina é obter um conhecimento interno e profundo sobre o processo evolutivo do ser humano através do que se sabe ter sido o trabalho de conservação e produção do fogo e de diversos materiais a partir dai.

Trataremos de reproduzir, como protagonistas, esta experiência fundamental e assim, tal como terá acontecido com os nossos antepassados hominídeos, poderemos também nós chegar a contactar com elementos do sagrado ligados a esta experiência.

O encontro de apresentação desta oficina será na esplanada dos jardins do Palácio de Cristal, no dia 8 de Setembro às 16 horas.

http://oficinadofogo.blogspot.pt/