Onda Humanista #17

Como vivemos abril?
O primeiro Fórum Humanista de Vizinhos de 2017 realizou-se no dia da Liberdade, foi muito participado e lançaram-se propostas variadas para a zona da Areosa: horta urbana, mobiliário para o jardim imaginário, jornal “Olhares da Areosa”, grupo de teatro, Espaço Humanista das Crianças e seguimento da petição pela requalificação das ruas degradadas desta zona.
Recolhemos também as impressões de dois dias fantásticos passados no Parque Minho com o Ofício do Fogo e o seminário sobre o discurso “A Cura do Sofrimento”, a primeira alocução pública de Silo que deu origem ao Movimento Humanista em 1969.
Uma excerto deste discurso deu o mote para uma reflexão na rubrica “Muda de vida”, em que tentámos aprofundar sobre o desejo, a necessidade, o prazer e o sofrimento na sua relação com o sentido da nossa vida.
Finalmente, a rubrica “Recrear a educação” trouxe uma reportagem da Universidade do Porto sobre a semana “Dar voz ao autismo” dedicada à consciencialização para as questões do autismo, uma iniciativa inspiradora do Gabinete de apoio ao estudante com necessidades educativas especiais.