Conversa sobre tratar os outros como queremos ser tratados

Na edição de 19 de março do Onda Humanista incluímos excertos desta conversa. Conforme prometido, aqui está o seu conteúdo completo.

Música de fundo de Andres Koryzma:
soundcloud.com/koryzma/sets/profundizando-en-punta-de-vacas

Onda Humanista #2

Na segunda emissão da onda humanista vamos apresentar a nossa agenda, com várias sugestões a nível local e internacional. A rubrica Radioatividades atualiza a informação sobre as ações comunitárias na zona Areosa-Paranhos. O Mistério da Semana lança o próximo desafio aos nossos ouvintes, uma proposta para comunicar e refletir. “A minha vida na onda” entrevista o nosso vizinho Ricardo França sobre aquilo que o inspira para continuar a avançar nos seus projetos com alegria. Terminamos este programa com a rubrica “Muda de vida”, um convite à reflexão em conjunto sobre o princípio universal “Trata aos outros como queres que te tratem”.

Fórum de vizinhos – resumo

O primeiro fórum de vizinhos deste ano, promovido pela frente de ação Humanistas pela não-violência, decorreu no dia 6 de março no Porto, na zona da Areosa.

O Fórum é um âmbito de debate sobre temas que afetam a comunidade: saúde, educação, bem-estar, trabalho, acessibilidades, transportes, etc. Procura-se encontrar as melhores soluções para abordar os problemas, tendo como preocupação fundamental o bom trato entre vizinhos.

Nesta edição conversou-se fundamentalmente sobre dois projetos: a rede económica humanista (REH) e o projeto de comunicação “Onda Humanista”.

Apresentação de conclusões

REDE ECONÓMICA HUMANISTA

A REH promove o encontro entre as pessoas para facilitar as trocas de serviços e objetos, sem que se recorra ao dinheiro como meio de troca. É um projeto que assenta no desenvolvimento de uma atitude de abertura ao outro e no fortalecimento do espírito de entreajuda.

Deste grupo de trabalho saiu a proposta de realizar novo encontro de trocas no dia 24 de abril, pela necessidade de haver um âmbito com uma periodicidade regular para que os participantes se conheçam e organizem. Destacou-se o interesse de alentar a iniciativa de encontros de saberes em espaços diversos, como cafés e lojas. Para além disso, marcou-se um dia para reorganizar a lista de disponibilidades e necessidades.

Grupo de trabalho sobre comunicação

COMUNICAÇÃO ONDA HUMANISTA

No grupo de comunicação viu-se que a Onda Humanista, para além de um programa de rádio, podia ser ampliada para plataforma de rádio, jornal e vídeo e que a prioridade é chegar a mais pessoas.

Surgiram várias ideias para difundir o “sinal”: organizar um concerto no verão no jardim imaginário; contactar com outras organizações como por exemplo o Voluntariado Universitário, o Rancho, o clube desportivo Sporting da Cruz ou o Centro Social; fazer entrevistas com perguntas idênticas a pessoas de diferentes idades, da universidade e do bairro.

Combinou-se começar as entrevistas no pólo universitário, na próxima quarta-feira às 14h30, encontro na Faculdade de Economia.

Relativamente ao Espaço Humanista das Crianças, projeto que parte da necessidade de cuidar das crianças em conjunto, em espírito de apoio mútuo de familiares e amigos, partilhou-se a ideia de fazer uma rubrica de rádio com as crianças.

Para esta iniciativa e para todas as outras, continua a existir a necessidade de um espaço para realizar reuniões e atividades, que poderia ser partilhado com outros projetos locais.