As falsas esperanças

Este relato faz parte do livro «Experiências Guiadas» de Silo, que serviu de base à atividade de meditação com imagens.

Nesta experiência pretende-se solucionar problemas de futuro no sentido de esclarecer projetos, deixando de lado as imagens que impedem um adequado sentido da realidade.

Experiência guiada

Cheguei ao lugar que me recomendaram. Estou em frente à casa do doutor. Uma pequena placa adverte: “você que entra, deixe toda a esperança.”

Depois da minha chamada, abre-se a porta e uma enfermeira faz-me entrar. Assinala uma cadeira na qual eu me sento. Ela põe-se atrás de uma mesa diante de mim. Pega num papel e depois de o colocar na sua velha máquina de escrever, pergunta-me: ” Nome? “, e eu respondo. “Idade?”…, ” Profissão?”…, “Estado civil?”… “Grupo sanguíneo?”… Continuar a ler As falsas esperanças

A criança

Este relato faz parte do livro «Experiências Guiadas» de Silo, que serviu de base à atividade de meditação com imagens.

Nesta experiência trata-se de ressaltar os primeiros registos de injustiça, por isso a cena localiza-se numa época da infância. A sensação de injustiça atual à qual também se recorre é comparada com as primeiras experiências desse tipo, com o objetivo de encontrar uma relação que permita integrar esses conteúdos aparentemente separados num mesmo sistema de compreensão. A intenção é libertar-se de sentimentos negativos que, por autocompaixão, limitam o comportamento no mundo de relações.

Experiência guiada

Vou caminhando pelo campo. É de manhã muito cedo. À medida que avanço, sinto-me seguro e alegre.

Consigo entrever uma construção de aspeto antigo. Parece feita de pedra. Também o teto, em forma de chalé, é como de pedra. Grandes colunas de mármore destacam-se na frente. Continuar a ler A criança