Meditação com imagens

No próximo sábado, dia 4 de agosto, realiza-se uma atividade com o tema «Meditação com imagens».

Será realizada no coreto do jardim da Cordoaria, no Porto, às 18 horas.

Em suma, este exercício tende a positivar a existência, a fortalecer o contacto consigo mesmo, a favorecer a busca do sentido da vida.

Folheto/conviteEm que consiste este trabalho?

Vamos ler dois ou três relatos do livro «Experiências Guiadas» de Silo. Trata-se de pequenos contos onde cada pessoa se coloca a si mesma como protagonista, com as suas próprias situações vitais. Para isso, são efetuadas pausas na leitura, em locais marcados no texto com um asterisco, para que o participante introduza as suas imagens.

Veja aqui um exemplo

Esta originalidade faz com que aqueles que escutam, em vez de seguirem passivamente todo o relato, participem ativamente na experiência preenchendo as cenas com os seus próprios conteúdos mentais. Desse modo, ainda que o argumento seja igual para todos, a mesma experiência torna-se totalmente diferente para cada pessoa, coisa que se pode comprovar posteriormente na hora do intercâmbio e da discussão sobre o trabalho realizado.

Para que servem?

As Experiências Guiadas permitem reconciliar-se consigo mesmo, superando frustrações e ressentimentos passados, ordenando as atividades presentes e dando ao futuro um sentido que elimine as angústias, os temores e a desorientação.

Cada experiência tem como objetivo a conversão das imagens e dos climas que surgem, através de uma proposta de reconciliação ou de mudança do ponto de vista sobre o problema.

Essa transformação não ficará restrita à experiência interna de cada pessoa, pois expressar-se-á em mudanças de conduta nas situações análogas da vida quotidiana, se existir essa intenção.

http://www.facebook.com/events/470478292970368/