Texto sobre o sentido da vida

No encontro de 11 de outubro lemos e conversamos sobre o seguinte texto, excerto do livro «Humanizar a Terra», de Silo, cuja versão integral se pode obter neste link.

VII. DOR, SOFRIMENTO E SENTIDO DA VIDA

1. A fome, a sede, a doença e toda a injúria corporal, são a dor. O temor, a frustração, a desesperança e toda a injúria mental, são o sofrimento. A dor física retrocederá na medida em que avancem a sociedade e a ciência. O sofrimento mental retrocederá na medida em que avance a fé na vida, isto é, na medida em que a vida adquira um sentido.

2. Se por acaso te imaginas como um bólido fugaz que perdeu o seu brilho ao tocar esta terra, aceitarás a dor e o sofrimento como a própria natureza das coisas. Porém, se crês que foste lançado ao mundo para cumprir a missão de humanizá-lo, agradecerás aos que te precederam e construíram trabalhosamente o teu degrau para continuar na ascensão.

3. Nomeador de mil nomes, fazedor de sentido, transformador do mundo… os teus pais e os pais dos teus pais continuam-se em ti. Não és um bólido que cai, mas sim uma brilhante seta que voa em direcção aos céus. És o sentido do mundo e quando aclaras o teu sentido, iluminas a terra. Quando perdes o teu sentido, a terra escurece-se e abre-se o abismo.

4. Dir-te-ei qual é o sentido da tua vida aqui: humanizar a Terra! O que é humanizar a Terra? É superar a dor e o sofrimento, é aprender sem limite, é amar a realidade que constróis.

5. Não posso pedir-te que vás mais além, mas também não será ultrajante que eu afirme: “Ama a realidade que constróis e nem mesmo a morte deterá o teu vôo!”

6. Não cumprirás a tua missão se não deres o teu melhor para vencer a dor e o sofrimento daqueles que te rodeiam. E se consegues que eles, por sua vez, empreendam a tarefa de humanizar o mundo, abrirás o seu destino para uma vida nova.

Deixar uma resposta