Questões frequentes

Rede Económica Humanista

Quem é que organiza a feira?

A ideia de criar uma rede económica humanista, em que o valor central sejam as pessoas, surgiu no grupo Humanistas pela Não-violência. A feira de trocas é o primeiro passo nesse sentido, mas a rede só poderá nascer e crescer se todos os participantes também ajudarem na sua gestão.

Como funciona a feira de trocas?

Cada pessoa pode levar alguns objetos em bom estado e uma manta para os colocar. Cada um pode procurar objetos do seu interesse nas mantas dos outros participantes e fazer a troca diretamente.

À entrada da feira haverá uma mesa que prestará todas as informações necessárias e ajudará os participantes a disporem os seus objetos. Os promotores tomarão o papel de facilitadores da comunicação.

E se não encontrar nada do meu interesse, tenho que trazer os meus objetos para casa?

Isso será o ideal. Se isso não for possível tentaremos encontrar uma solução que pode passar, por exemplo, pela entrega numa associação de solidariedade que tenha essa função. Neste momento, não temos espaço para guardar bens.

Posso levar uma máquina de lavar roupa?

Para objetos tão grandes, talvez seja melhor levar uma foto, em papel ou numa pen para mostrar num computador que lá estará para o efeito.

Posso ir à feira apenas para ver e participar no lanche partilhado?

Claro que sim! Todos são bem vindos!

É possível trocar serviços?

Sim, haverá um espaço para as pessoas se inscreverem nas trocas de serviços.

As trocas de serviços podem acontecer depois da feira?

Sim, vamos marcar um ponto de encontro mensal para facilitar essa troca.

Que acontece se a pessoa a quem presto um serviço não tiver nada que me interesse no momento?

A troca de serviços não precisa de ser direta, por exemplo: o João corta o cabelo à Maria, a Maria dá uma explicação de informática à Beatriz e a Beatriz arranja um candeeiro ao João. Nos encontros mensais tentaremos gerir esta dinâmica com a ajuda de todos os participantes.

Eu não sei fazer nada que tenha interesse para as outras pessoas, como posso participar?

Em primeiro lugar deixe que os outros participantes o ajudem a descobrir as suas capacidades. Todos nós temos algo para partilhar com os outros.

Posso trocar objetos por um serviço?

Pode, desde que o prestador de serviço esteja de acordo.

Deixar uma resposta