Dar e receber

Texto escolhido para refletir na reunião do dia 13 de maio (retirado do livro Humanizar a Terra de Silo):

1. Vejamos que relação estabeleces com a tua paisagem externa. Talvez consideres os objectos, as pessoas, os valores, os afectos, como coisas que estão expostas diante de ti para que escolhas e devores de acordo com as tuas especiais apetências. É provável que essa visão centrípeta do mundo marque a tua contradição desde o pensamento até aos músculos.

2. Se tal é o caso, com certeza que tudo aquilo que se refere a ti será muito apreciado: tanto os teus prazeres como o teu sofrimento. É difícil que queiras ultrapassar os teus íntimos problemas já que neles reconheces um tom que, acima de todas as coisas, é teu. Desde o pensamento até aos músculos, tudo está educado para contrair, não para soltar. E deste modo, mesmo quando procedes com generosidade, o cálculo motiva o teu desprendimento.

3. Tudo entra, nada sai. Então, tudo se intoxica desde os teus pensamentos aos teus músculos.

4. E intoxicas todos quantos te rodeiam. Como poderias depois reprovar a sua “ingratidão” para contigo?

5. Se falamos do “dar” e da “ajuda”, tu pensarás sobre o que te podem dar, ou a respeito de como te devem ajudar. Mas, eis que a melhor ajuda que te podem dar, consiste em ensinar-te a relaxar a tua contracção.

6. Digo que o teu egoísmo não é um pecado mas sim o teu fundamental erro de cálculo, porque acreditaste ingenuamente que receber é mais do que dar.

7. Recorda os melhores momentos da tua vida e compreenderás que sempre estiveram relacionados com um dar desprendido. Esta simples reflexão deveria ser suficiente para mudar radicalmente a direcção da tua existência… Porém, não será suficiente.

8. É de esperar que esteja a falar para outro, não para ti, já que terás compreendido frases como “humanizar a Terra”, “abrir o futuro”, “ultrapassar o sofrimento no mundo que te rodeia” e outras tantas mais, que têm como base a capacidade de dar.

9. “Amar a realidade que se constrói”, não é pôr como chave do mundo a solução dos próprios problemas.

10. Terminemos isto: queres ultrapassar a tua contradição profunda? Então, produz acções válidas. Se elas são tais, será porque estás a dar ajuda aos que te rodeiam.

Deixar uma resposta