O trabalho em equipa

No encontro do dia 15 de novembro trocamos impressões sobre este excerto de um texto sobre o trabalho em equipa.

“(…) Neste nível de trabalho interessa-nos o trabalho em equipa, que se pode levar a cabo somente se se têm em conta certos requisitos, certas condições.
Uma das condições de um bom trabalho deste tipo é a de realizá-lo procurando sempre afinidade: afinidade entre as pessoas que participam disto. O que é que dá a afinidade? Não se sabe o que é que dá a afinidade, mas o que é certo é que uma pessoa encontra mais facilidade para trabalhar com uns do que com outros.
Há outro ponto importante nisto e que tem a ver com uma certa educação interna na relação com o outro, para efeitos de uma produção fluida. Tem a ver com a aptidão dos membros dessa micro-estrutura para distender a relação. Isto é muito interessante  porquanto, ao trabalhar por exemplo uma hipótese, surgem numerosos pontos de vista. Além de surgirem muitos pontos de vista, surge uma certa paixão na defesa do próprio ponto de vista. E então, claro, cria-se uma certa tensão entre os componentes. (…)
Como trabalhamos em equipa? Trabalhamos por afinidade e trabalhamos com base nesses registos de distensão. Então, esta forma de trabalho em equipa converte-se não  só numa questão externa, formal, mas também se converte em todo um trabalho interno.”

Silo. in O Livro de Escola

Deixar uma resposta