Arranque da Rede Económica Humanista

No passado sábado, tal como estava previsto, realizou-se o 1º encontro da Rede Económica Humanista em que o objetivo principal era trocar impressões sobre os objetivos e funcionamento da rede, recolhendo as opiniões de todos os interessados.

A uma breve apresentação do grupo Humanista, seguiu-se uma apresentação da rede, destacando os seus aspetos mais intangíveis, especialmente o ser organizado de e para a comunidade, com um ideal de justiça e solidariedade; a superação de dificuldades concretas no acesso a bens e serviços, implicando uma aproximação entre as pessoas para que se conheçam as necessidades de cada um; a valorização das capacidades das pessoas, hoje em dia tão desvalorizadas.

A seguir viram-se 2 vídeos com exemplos já existentes:

A partir desse momento iniciou-se um debate com a participação de todos os presentes, lançando várias ideias e deixando muitas questões em aberto, nomeadamente quanto à forma de organização da troca de serviços.

Assim, acordou-se começar por uma feira de trocas de bens na qual existiria também uma plataforma para as pessoas apresentarem os seus serviços e necessidades. Colocam-se agora vários desafios, nomeadamente arranjar o local para a referida feira, divulgar, etc. Para iniciar estes trabalhos convocou-se um encontro na 5ª feira, às 18h30 na confeitaria Magia dos Sabores.

Deixar uma resposta